A audiência pública “Diversidade Religiosa: por um estado laico” é uma proposta do grupo Diversidade Religiosa que conta com mais de 2800 associados no Facebook (https://www.facebook.com/groups/diversidadereligiosa).
O grupo foi criado e é coordenado por Ana Regina Bourguignon e Toninho Lopes , ambos militantes do movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Tem por propósito debater a diversidade religiosa a partir da diversidade sexual considerando que muitos LGBT, embora tenham fé e sejam seguidores de alguma religião, são excluídos de espaços religiosos.
O Grupo Diversidade Religiosa levou a proposta da audiência por considerar que o debate da laicidade do estado é algo essencial nos tempos atuais. Pretendemos na audiência, qualificar este debate e de modo a evidenciar que a laicidade do estado é garantidora da diversidade religiosa. Neste sentido convidamos:
·· Ana Regina Bourguigon – fundadora coordenadora do Grupo Diversidade Religiosa e militante LGBT
· Ariel Monteiro – presidente do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Espírito Santo
· Marcelo Barreira – professor doutor em filosofia da Ufes e coordenador do grupo de trabalho para implementção do curso de graduação em ciências das religião
· Fabiano Luchi Dala Bernardina – o teólogo formado pela igreja católica romana e graduando em psicologia
· Ariane Celestino Meireles – a professora mestre em políticas sociais, militante LGBT e umbandista.
· Fabiano Costa Leite – representante do Fórum Capixaba em Defesa da Liberdade e da Diversidade Religiosa.
· Irmã Rita – presidente do Coneres (Conselho Estadual de Ensino Religioso)
· Toninho Lopes membro fundador do Grupo Diversidade Religiosa e militante LGBT
Os organizadores estão confiantes em uma boa expectativa de público para a audiência e com participação de representantes de diversas expressões religiosas, estudiosos e militantes LGBT e de direitos humanos.
Complementando, envio o convite e oficio. Além dos nomes constantes nestes documentos, vamos ter a Fabiano Costa Leite representando o Fórum Estadual de Diversidade Religiosa e a Irmã Rita, representando o Coneres, como já mencionamos anteriormente.
Vale destacar que o Grupo Diversidade solicitou ao Deputado Freitas e este articulou junto a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos.
por Toninho Lopes
Anúncios